A Legado também atua com profundo know how no setor espacial, fazendo parte do Programa Espacial Brasileiro. A empresa foi responsável pela produção de cerca de 80% do foguete espacial brasileiro, reconhecido internacionalmente, VSB-30, incluindo o envelope motor, tubeiras de aço com grafite, empenas, flanges e conexões.
Fazer parte da indústria espacial exige comprometimento com a qualidade e redução total de riscos. Por isso, a Legado possui a certificação AS9100D:2016 que assegura a qualidade das produções e uma melhor experiência para o cliente. Isso possibilita que a empresa atenda o mercado espacial tanto no âmbito nacional quanto internacional, desenvolvendo e manufaturando peças e conjuntos de alta complexidade.
No país, a empresa é a única a desenvolver propulsor (envelope motor) para foguetes e conta com a expertise de profissionais capacitados para a manufatura de peças especiais, bem como mão de obra e processos especializados para solda a plasma, qualificada e homologada.
Tanto investimento no setor espacial fizeram com que a Legado Usinagem recebesse, em 2018, a comenda Amigos do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço). A honraria é entregue às empresas que prestam serviços relevantes para o Instituto com o intuito de levá-lo a cumprir sua missão, que é “ampliar o conhecimento e desenvolver soluções científico-tecnológicas para fortalecer o Poder Aeroespacial Brasileiro (…)”. A comenda recebida colocou a empresa entre os maiores e melhores fornecedores do país para o setor.
No parque industrial estão à disposição máquinas de precisão para a manufatura de itens complexos e para o processo de tratamento térmico para pequenas peças. Além disso, a Legado oferece não apenas a manufatura das peças solicitadas, mas também pode trabalhar junto ao cliente no desenvolvimento de novos projetos e projetos de manufatura que buscam reduzir custos, cumprir prazos e reduzir riscos.